Depoimentos



Meu nome é Aline Amorim Rossi, sou aluna do quarto ano do curso Ciências Contábeis do Centro Universitário UNIFAFIBE e é com orgulho e gratidão que digo que sou a primeira aluna do meu curso a vivenciar a oportunidade incrível que é fazer um intercâmbio acadêmico e cultural na bela cidade de Mar del Plata, Argentina.

Aqui estudo Ciências Econômicas na Universidade Fasta, onde fui muito bem recebida pelos meus colegas de sala, professores, coordenadora do curso e pelo responsável pelas relações internacionais. O estudo além de me beneficiar com o conhecimento da área também me ajuda a treinar o idioma local, principalmente em se tratando da parte escrita. Está sendo muito interessante rever conteúdos que eu já havia estudado em uma perspectiva diferente.

Esta cidade é encantadora, possui paisagens de tirar o fôlego, sendo a maioria ao encontro do mar. As pessoas que tive o prazer de conhecer são atenciosas, alegres e festivas! Algumas já fazem parte da minha história e nunca vou esquecê-las. Sobre a gastronomia, só digo uma coisa: jamais deixem a Argentina sem provar o seu famoso doce de leite!

Antes jamais tinha ido muito além do Estado de São Paulo; o lugar mais distante que pude estar foi para onde os livros levavam meus pensamentos, hoje posso dizer, sendo prova viva disto, que a dedicação aos estudos me levou além; quem diria os livros podem te levar de corpo e alma para os lugares que você sonha em conhecer!

Fazer intercâmbio é sair da zona de conforto e conhecer novos lugares, novas pessoas, uma nova cultura, você descobre novos jeitos de fazer a mesma coisa, novos pontos de vista totalmente diferentes do que está familiarizada e isso amplia seu campo de visão. Você se dá conta de como o mundo é grande e que mergulhar nele em busca de conhecimento alimenta nossa sede pela vida.

Eu agradeço a DEUS, pois sinto a SUA presença em todas minhas conquistas, à minha família pelo apoio, à minha cara amiga e futura colega de profissão Naiara Aparecida Campos que incentivou a minha inscrição no intercâmbio, ao Centro Universitário UNIFAFIBE e Santander que tornaram a concretização deste sonho possível. Espero poder retribuir ao UNIFAFIBE por todo o apoio compartilhando com meus colegas minhas experiências e aprendizagem.

Aline Amorim Rossi





Participar do intercâmbio está sendo uma ótima experiência! Mar Del Plata é uma linda cidade. Além de interagir em castelhano, com pessoas nativas, conhecer novas culturas e pessoas de diferentes partes do mundo com pensamentos e ideias distintas não só ajuda a melhorar o idioma, mas também a enriquecer o intelecto. Viver, estudar Educação Física em outro país e fazer troca de conhecimento social, cultural, intelectual faz com desenvolvamos a nossa capacidade de pensar, refletir e agir diante das mais diferentes situações que a vida nos coloca, fazendo-nos crescer pessoalmente e profissionalmente.

Tive a oportunidade de conhecer e atuar em estágios com muitos profissionais qualificados de distintas áreas do esporte; todo o conhecimento e experiência transmitidos por eles, e absorvidos por mim, está sendo de fundamental importância na ampliação a aprofundamento dos meus estudos relacionados à Educação Física.

Quero agradecer ao UNIFAFIBE e ao SANTANDER por tornarem possível a realização deste intercâmbio em um país lindo e riquíssimo em cultura, que é a Argentina. Oportunidade única, rica em conhecimento, vivências culturais e amizades que levarei para o resto da vida!

José Augusto Gonçalves Marini





Estou vivendo em Lima há 3 meses e já tive ensinamentos para a vida toda! O intercâmbio é, sem dúvidas, umas das principais portas que se abriram no meu caminho. Tenho a oportunidade de aprender diariamente com pessoas e lugares na condição mais humilde que poderia imaginar: escutar e observar muito antes de falar e agir, exatamente como imaginava ao me propor a fazer essa viagem, pois como futura psicóloga tenho como umas das linhas de estudo como as relações, suas construções, transformações e influencias socioculturais impactam na vida do ser humano. Qual a melhor forma de começar a compreende-las se não através de um Intercâmbio Acadêmico e Cultural?

Umas das maiores realizações que tenho é poder entrar em contato com a Psicologia latino-americana que tanto estudei com meus professores no Brasil e hoje posso vivenciar a real força que ela tem através de um olhar mais amplo. Isso me possibilita exercitar constantemente a empatia e o respeito pelo outro em seu espaço e também mudou a forma com que vejo e atuo no meu e, principalmente, como penso sobre o meu país. Hoje vejo um Brasil de possibilidades, com uma potencialidade acadêmica e de transformações gigantescas!

Meus professores da UPCH demonstram muito respeito e credibilidade ao nosso país, o que me faz sentir muito orgulho por fazer parte dessa realidade, principalmente fazer parte da família UNIFAFIBE que me proporcionou todo suporte necessário para encarar essa aventura, me permitindo alimentar muitos outros sonhos que parecem mais acessíveis depois da viagem.

Sempre me perguntam: “Por que o Peru?”. Primeiro respondia que era pra fugir dos roteiros tradicionais de intercambio. Após entrar em contato com essa cultura que me reconstruiu, tenho orgulho de responder que não poderia ter sido outra. As pessoas, as tradições, tudo é encantador e fico feliz por ter feito amigos que continuarão a partilhar destas comigo mesmo com o meu regresso ao Brasil.

Espero poder retribuir a esse país, o Centro Universitário UNIFAFIBE e ao Santander Universidades por toda hospitalidade aprendizagem e investimento, levando comigo as experiências positivas e de superações como uma passagem essencial e inesquecível da minha história.

Maria Eduarda Marcondes da Silva





O intercâmbio representa a reconceitualização de tudo o que sei sobre o outro, sobre a formação de uma cultura, sobre a comunicação de um povo, sobre a grande área da Psicologia e, principalmente, tudo o que sei sobre mim. Essa nova fase está permitindo compreender melhor o funcionamento do homem em relação ao contexto socioambiental em que vive.

Hoje vejo claramente o quanto as relações interpessoais e o estilo de vida contribuem na construção de uma cultura. Essa é uma visão que só quem convive diariamente absorvendo tudo ao redor consegue dimensionar, assim como o despertar de um dia entre buzinas de carros e pessoas correndo nas avenidas principais, uma tarde de conhecimento nos monumentos históricos pela cidade ou um belo pôr do sol servido de uma deliciosa comida típica. Isso tudo faz parte de uma percepção que não é transmitida por fotos, vídeos, relatos pessoais ou outra forma de explicação, ela simplesmente é adquirida através da vivência.

Viver em outro país é começar do zero. Este ponto, sem dúvida, é a aprendizagem mais enriquecedora de todo o período do intercâmbio até o momento, porque me vi diante do desconhecido longe da família e dos amigos, sendo assim tive que me reconstruir sozinho. Explorar o novo fez com que eu descobrisse recursos e habilidades pessoais para que pouco a pouco fosse me moldando e, consequentemente, me adaptando ao novo estilo de vida. Agora sinto que faço parte de um lugar, e já posso contar com pessoas e amigos que me querem bem, tive sorte em encontrar as pessoas certas. Todo esse processo é sair da condição de hesitante para de um aventureiro.

Estudar Psicologia em outro país tem exigido mais de mim, porque além da diferença do idioma também encontrei diferenças na metodologia de ensino-aprendizagem entre os alunos e professores. Por conta disto tenho que estudar de maneiras diferentes para conseguir um rendimento melhor. Isso me fez mais crítico em relação aos meus estudos para onde quer que vá. Sempre que possível contribuo de alguma forma tudo que aprendi no UNIFAFIBE e também coisas sobre o Brasil, exerço essa reciprocidade cultural porque é um dos objetivos do intercâmbio e também porque me orgulho disso.

Estou vivendo experiências maravilhosas como nunca um dia antes, amadurecendo de maneira significativa em um curto período de tempo, e aperfeiçoando meus conhecimentos gerais e específicos, que no caso é a Psicologia. Tudo isso só foi possível devido a minha dedicação aos estudos e a oportunidade que me foi dada pelo UNIFAFIBE, que tenho muito a agradecer. Portanto hoje digo, se dedique aos estudos e estude onde te reconheçam, ambos só tem a ganharem.

Obrigado UNIFAFIBE! Obrigado SANTANDER UNIVERSIDADES!

Adriano Frank Delvino





Fiquei muito feliz e nem conseguia acreditar quando ganhei a bolsa de intercâmbio do Ciência sem Fronteiras. Me instalei na cidade de Boise, no estado de Idaho, nos EUA, e tive ajuda de outros brasileiros que já estavam lá fazendo intercâmbio, dois dos quais foram meus roommattes (companheiros de quarto). Fiz um teste de proficiência e iniciei minha vida acadêmica na Boise State University, onde estudei Biologia.

O campus da universidade é muito bom, assim como os apartamentos em que moramos. A cidade de Boise não tem muitos lugares para visitar por ser pequena, mas é imensamente rica em atividades ao ar livre, principalmente por ser rodeada por montanhas e árvores.

Como, primeiro estudamos o curso de inglês, conhecemos muita gente de outros países, principalmente Arábia Saudita e Coréia do Sul, é uma grande oportunidade de aprender muito sobre culturas tão diferentes.

Posso dizer que o meu ganho pessoal e profissional foi muito grande neste intercâmbio.

Rodrigo Cavagna



1
2
3
4
5
6
7
Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE