Notícias

Aluna de Direito relata vivência em Portugal

Discente ficará 6 meses na ULISBOA

A aluna do curso de Direito do UNIFAFIBE, Andresa Moretti Volpe Accorsi iniciou seu intercâmbio na Universidade de Lisboa e relatou suas primeiras experiências em solo português:

"A minha primeira alegria que tive foi no ano passado ao saber que tinha sido selecionada para o programa de intercâmbio. Quando tomei a decisão de participar o “não” era realidade, então fui em busca do “sim”, da aprovação. Diversos documentos, ansiedade, às vezes pensava que não daria certo pelo emprego, família, dificuldades, enfim, mas fui à luta. Documentação entregue e vamos aguardar, até que no dia recebo a grande notícia que havia sido selecionada para a bolsa UNIFAFIBE-Santander, um misto de alegria e satisfação tomou conta, comecei então a planejar a minha viagem.

Passagens compradas, mala feita, quarto alugado, hora de partir.

Ao chegar aqui em Lisboa, fui recebida pelo responsável do quarto que eu havia alugado ele estava minha espera no aeroporto. No caminho para a casa ele foi me mostrando um pouco da cidade e falando sobre alguns costumes.

Alguns dias depois de chegar à cidade fui conhecer a Faculdade de Direito (FDUL). Um misto de ansiedade e emoção tomou conta de mim, as lágrimas foram inevitáveis. Sempre sonhei em conhecer outro país, mas unir essa vontade e ainda realizar o sonho de estudar nessa faculdade foi o ápice da satisfação.

O prédio é imenso, lindo, imponente, a Universidade possui uma estrutura incrível, além de receber muito bem os estudantes em intercâmbio. A Universidade de Lisboa (ULISBOA) é uma universidade pública portuguesa, com sede na Alameda da Universidade, Lisboa, e com vários outros polos espalhados pela cidade, porém, apesar de pública há o pagamento da propina que ai no Brasil é chamado de mensalidade.

Ao chegar à faculdade o primeiro passo foi passar pelo GERI (Gabinete Erasmus e de Relações Internacionais) onde fui bem recebida, ganhando diversos mimos, e tive uma breve explanação de como escolher matérias e como seria o meu semestre aqui.

Na semana seguinte aconteceu a famosa festa de recepção dos Erasmus (é assim que somos chamados) aqui no campus da Faculdade (que, aliás é imenso), e ganhamos mais mimos. No outro dia houve a recepção por parte da faculdade onde todos os alunos estrangeiros foram reunidos em um auditório e foi feita uma apresentação (em inglês) pelos responsáveis da mobilidade estudantil. Em seguida, tomamos um maravilhoso café servido pela própria faculdade com diversos petiscos típicos do país.

Agora é hora de falar das aulas...

O nível das aulas é muito similar ao padrão das Universidades Públicas do Brasil, onde há aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas há a explanação de um tema que depois é trabalhado nas aulas práticas e é nessa aula onde ocorre a sua avaliação.

Como fazemos parte de um programa de intercâmbio as nossas aulas são bem diferentes em relação ao do UNIFAFIBE, ou seja, a grade de matérias não é fixa e aqui escolhemos as matérias que desejamos cursar entre manhã, tarde ou noite e também podemos escolher entre matérias do primeiro ano até matérias de mestrado.

Alguns professores foram muito solícitos e estavam sempre preocupados se os Erasmus estavam absorvendo e acima de tudo entendendo o conteúdo da aula, mas nem todos se dispuseram a isso. A nossa avaliação depende de cada professor ou matéria escolhida, cada um tem o seu método.

Os professores são excelentes e especialistas nas disciplinas que lecionam. Algumas aulas chegam a ter os auditórios lotados, porém a grande carga horária de estudo é autônomo, onde devemos buscar o próprio conhecimento e os professores incentivam justamente isso, ou seja, a termos essa autonomia, eles não nos encaminham qualquer material de estudo e nos instigam realizarmos nossa própria investigação, baseados nas aulas e nos planos de ensino.

A palavra incerteza é sempre companheira, ou seja, a incerteza de que matéria cursar, qual turma e qual método de avaliação escolher, porém, uma certeza eu sempre carrego e tive a confirmação ao frequentar as primeiras aulas, que vinha com uma base de ensino excelente do UNIFAFIBE, sem falar das pequenas coisas que às vezes não damos importância no Brasil, ou seja, aqui não temos o carinho, a proximidade dos professores, coordenadores e demais profissionais.

Poder contar com outros brasileiros que aqui já moravam foi essencial para minha organização em um país novo, e tudo isso exige muita paciência e perseverança, porém Lisboa é uma cidade maravilhosa, tipicamente turística, com excelentes oportunidades de compras, de diversão diurna e noturna. O sistema de transporte é excelente o qual inclui trens, metrôs, ônibus, onde é possível fazer um cartão, carregar um valor e usufruir de todos os transportes públicos ilimitadamente durante todo o mês.

Por fim gostaria de agradecer ao UNIFAFIBE e também ao banco Santander pela oportunidade; está sendo muito importante vivenciar tudo isso. Sei que estou crescendo muito como estudante e vendo como nós sempre precisamos melhorar em relação aos estudos e ao conhecimento, pois o mundo está em constante mudança e para sobrevivermos precisamos estar sempre em busca de novos aprendizados."

Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE