Notícias

Aluna de Ed. Física fala sobre seu intercâmbio

A discente permanecerá seis meses em Portugal.

A nossa aluna Jenifer Malila dos Santos, do curso de Educação Física, relatou como está sendo a experiência do intercâmbio na ULISBOA:

"Dois meses aqui em Portugal e posso dizer que estou amando essa experiência. Nunca imaginei conseguir um intercâmbio, ainda mais estando no primeiro ano de faculdade e apesar de muita negatividade alheia, eu escolhi tentar. Talvez essa tenha sido a escolha mais importante do meu futuro profissional/pessoal e nada seria possível sem a oportunidade que o Centro Universitário UNIFAFIBE juntamente com o Banco Santander proporcionam aos alunos por meio do Programa Ibero-Americano. Escolhi fazer intercâmbio na tentativa de conhecer outras culturas, novos lugares, e principalmente adquirir conhecimento com uma vertente diferente da nossa, e está sendo muito mais do que imaginava.

Recepcionaram-me muito bem na Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa, onde sou Erasmus no curso de Ciências do Desporto e onde há um grupo, coordenado pelo Alberto Andrade, chamado “Erasmus Buddies Program of FMH” que nos auxilia em todas as dúvidas e dificuldades, principalmente nas primeiras semanas, nos proporcionam vivências, além dos portugueses - com Erasmus de outras nacionalidades, como Espanha, Polônia, República Checa, Áustria, Alemanha e Grécia. Tal programa já realizou passeios, jantares e outros encontros, possibilitando a aproximação dos alunos e fazendo com que nos tornemos uma grande família.

As aulas são em período integral e apesar da insegurança que tive no início devido ao sotaque e algumas outras diferenças linguísticas, o processo de ensino-aprendizagem está indo muito bem. Os professores são ótimos, metodologia e infraestrutura também, e estando em contato com uma faculdade europeia posso dizer que o UNIFAFIBE está num ótimo nível, principalmente em infraestrutura e corpo docente.

Além das aulas teóricas, tenho também as cadeiras práticas do meu curso – Educação Física – as quais estão sendo maravilhosas. Tenho aulas de atletismo no Centro Desportivo Nacional do Jamor, que é o local de treinamento dos atletas olímpicos de Portugal. O contato com desportos não muito comuns em nossa região também, como judô (fiquei apaixonada pela didática do Docente Tiago Silva), badminton, escalada e orientação também está sendo incrível. Busco absorver e aproveitar o máximo de informação de modo a formar meu conhecimento e ser futuramente uma profissional mais completa.

Sobre os lugares daqui de Lisboa só posso dizer que são maravilhosos. Lisboa possui um pouco de tudo e para todos os gostos. Desde praia, discotecas e cafés até museus, exposições, construções históricas, etc. Sempre organizamos um tempo para conseguirmos aproveitar e conhecer novos lugares daqui de Portugal e essa está sendo uma ótima forma de socialização com meus novos amigos. Andamos muito a pé aqui, mesmo tendo um cartão de transporte livre, onde pago mensalmente 30 euros para andar à vontade, acabo optando por andar a pé pela facilidade e disponibilidade de horários (além da aventura de conhecer lugares diferentes).

Senti muita dificuldade em me adaptar com a comida no início. Acostumada com o tempero baiano e comidas mais particulares do nosso país (como farinha de mandioca que comia em todas as refeições), foi uma grande mudança. Aqui a alimentação e os temperos são muito mais leves, e até brinquei que aqui a comida não tinha "sabor". Porém me habituei e aprendi apreciar a culinária portuguesa (apesar de ainda preferir a nossa). Tivemos um jantar multicultural entre os Erasmus e a nossa culinária foi sucesso com coxinha de mandioca e brigadeiro de Oreo feitos por mim, purê de mandioca e brigadeiro de limão feitos pela Maria (aluna UNIFAFIBE) e pé de moleque feito pelo Reinaldo (aluno UNIFAFIBE).

E não, nem tudo é bom! Apesar de estar passando muito rápido o tempo aqui, devido à saudade, a sensação é de que estou há um ano longe de casa. Estar longe do abraço familiar é a maior dificuldade de fazer intercâmbio, até porque é totalmente diferente conversar por celular; porém ao mesmo tempo sinto-me mais forte, pois situações aqui nos obrigam ser fortes. Então acredito que essa experiência é uma preparação para algo muito maior.

Então se eu pudesse resumir o intercâmbio em uma palavra, seria GRATIDÃO. E apesar de ser uma palavra tão forte, ainda parece insuficiente para expressar a grandeza desse sentimento. Agradeço a Deus pela dádiva da vida, à minha família e amigos por sonharem comigo, ao Centro Universitário UNIFAFIBE e Banco Santander pela oportunidade incrível, ao meu coordenador Prof. Dr. Marcelo Porto e a Pró-Reitora de Relações Internacionais do UNIFAFIBE, Prof.ª. Me. Lurdinha, por todo apoio, e aos professores que passaram pela construção do meu conhecimento. Cada pessoa teve um papel primordial para que eu chegasse até aqui, então dedico essa conquista a todos."

Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE