Exercícios Físicos para Grupos Especiais Exercícios Físicos para Grupos Especiais
Pós-graduação Híbrida*

Exercícios Físicos para Grupos Especiais

A Pós UNIFAFIBE está preparada para os desafios do "novo normal". O futuro que você busca começa aqui!

Início em Aguardando formação de turma
Duração

20 meses letivos

Carga horária

360 horas

Horário

Aulas quinzenais (aos sábados), das 8h às 16h

Nosso Time

Coordenador(a) Prof. Dr. Leandro Ferreira
Coordenador(a) Prof. Dr. Leandro Ferreira

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro), mestrado em Ciências da Motricidade também pela UNESP-Rio Claro e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). É docente dos cursos de licenciatura e bacharelado em educação física do Centro Universitário UNIFAFIBE (Bebedouro/SP). Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão em EDUCAÇÃO FÍSICA. Em relação ao ENSINO, possui experiência em disciplinas de Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício, Atividade Física e Promoção de Saúde, Atividade Física para a Terceira Idade, Metodologia das Atividades Físicas para Grupos Especiais e Estágio Supervisionado. Em EXTENSÃO atua em Programas de Exercícios Físicos para Idosos e possui experiência na organização de eventos e jogos universitários, bem como em Associações Atléticas Acadêmicas. Na áreas de PESQUISA, o tema central é ATIVIDADE FÍSICA, ENVELHECIMENTO e PROMOÇÃO DE SAÚDE. Suas principais atividades de pesquisa concentram-se no Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento (LAFE- UNESP/Rio Claro) e no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP/EPM. Possui experiência em Conselhos de Curso, Conselhos Universitários, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Comissões Administrativas.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Dr. Emerson Sebastião
Prof. Dr. Emerson Sebastião

Graduado em Educação Física (2006) e Mestre em Ciências da Motricidade (2009) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro. Doutor em Kinesiology (2015) pela University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos e Pós-doutorado junto ao Exercise Neuroscience Research Lab - Department of Kinesiology and Community Health, University of Illinois, na área de exercício físico, reabilitação e neurociência. Atualmente é Professor Assistente junto ao Department of Kinesiology and Physical Education, Northern Illinois University, Estados Unidos. Possui experiência no campo da atividade física, comportamento sedentário, exercício, saúde (física e mental), reabilitação, métodos de avaliação da atividade física e prescrição de exercício com foco no envelhecimento e esclerose múltipla

Mais
Currículo Lattes
Prof. Dr. Júlio César Camargo Alves
Prof. Dr. Júlio César Camargo Alves

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Rio Preto (2011), Especialista em Fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Carlos (2012) mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professor de pós-graduação Lato Sensu no Centro Universitário de Rio Preto e na Universidade Tiradentes e professor designado da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física e Fisiologia, com ênfase no comportamento dos sistemas nervoso, cardiovascular e imunológico no treinamento concorrente e atividade lúdica.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Dr. Luiz Augusto Buoro Perandini
Prof. Dr. Luiz Augusto Buoro Perandini

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Educação Física - Uel - Uem pela Universidade Estadual de Londrina (2008) e Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2014). Atualmente está no programa de Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia e Imunologia do Exercício.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Me. Marcos Corrêa Júnior
Prof. Me. Marcos Corrêa Júnior

Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente pelo departamento de Puericultura e Pediatria da Universidade de São Paulo (USP/FMRP), bolsista CNPq. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pelo departamento de Puericultura e Pediatria (USP/FMRP), bolsista CAPES.Formado em bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, UEL e em Farmácia, habilitação Farmácia Bioquímica, pela Universidade Paulista. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento, Endocrinologia Esportiva e Treinamento Físico, atuando principalmente no seguinte tema: Eixo GH/IGF-I e treinamento físico na infância e adolescência.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Dr. Ricardo Augusto Barbieri
Prof. Dr. Ricardo Augusto Barbieri

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Atualmente é pós-doutorando - USP - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, professor do Centro Universitário Estácio Uniseb e professor - Biocursos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, esportes performance e fisiologia do exercício.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Me. Rinaldo Eduardo Machado de Oliveira
Prof. Me. Rinaldo Eduardo Machado de Oliveira

Doutorando e Mestre em Ciências pelo Programa Saúde na Comunidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Especialista em Atenção Integral à Saúde pela FMRP-USP. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente é docente do Centro Universitário Unifafibe e docente convidado da Residência Multiprofissional em Saúde da FMRP-USP.

Mais
Currículo Lattes
Profa. Dra. Roberta Leopoldino de Andrade
Profa. Dra. Roberta Leopoldino de Andrade

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Unifafibe (2006). Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP-USP (2011), Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP-USP (2017). É docente do curso de fisioterapia do centro Universitário Unifafibe, responsável pelas áreas de Fisioterapia na Saúde da Mulher e Fisioterapia Preventiva. Tem como linhas de pesquisa: músculos do assoalho pélvico, gravidez, parto, puerpério, ciclo vital feminino e educação em saúde.

Mais
Currículo Lattes

Módulos

  • Farmacologia Cardiovascular e Metabólica
  • Exercícios Físicos e Hipertensão
  • Exercícios Físicos na Reabilitação Cardíaca
  • Exercícios Físicos para Diabetes
  • Exercícios Físicos e Osteoporose
  • Exercícios Físicos para Obesidade e Dislipidemia

  • Farmacologia para Distúrbios Respiratórios e Neurológicos
  • Exercícios Físicos e Outras Terapias na Doença de Parkinson
  • Disfunções Pulmonares e Exercícios Físicos
  • Exercícios e Outras Terapias nas Demências
  • Transtornos Mentais e Exercícios Físicos

  • Finalizando os módulos I e II, o estudante terá certificado de aperfeiçoamento em Exercícios Físicos para prevenção e tratamento de doenças crônicas.

  • Exercícios nas Síndromes Perimenstruais e Pós-menopausa
  • Exercícios Físicos para Gestantes
  • Exercício Físico e os Distúrbios do Sono
  • Exercício Físico e Câncer
  • Exercício Físico e Farmacologia nas Doenças Reumáticas
  • Exercício Físico e Estética: Cirurgias Plásticas e Outras Intervenções

  • Capacidade Funcional e Fragilidade em Idosos
  • Treinamentos de Força e Aeróbio para Idosos
  • Treinamento de Flexibilidade, Agilidade e Equilíbrio em Idosos
  • Gestão de Serviços para Idosos
  • Trabalho Interprofissional em Saúde
  • Empreendedorismo nos Serviços de Saúde Individual e Coletiva

  • Finalizando os módulos III e IV, o estudante terá certificado de aperfeiçoamento em Exercícios Físicos em condições especiais de saúde e envelhecimento.

Graduados em Educação Física, Fisioterapia e demais profissionais de saúde.

Formar profissionais com visão ampla sobre o processo saúde-doença e nas condições clínicas que exijam cuidados específicos no tratamento e manutenção da saúde.

Possibilita atuação capacitada no atendimento individual ou coletivo de pacientes com doenças cardiovasculares, metabólicas, pulmonares, reumatológicas e neurológicas, bem como na prescrição de exercícios físicos em condições não patológicas como na gestação e para idosos.
Atuação nos diferentes espaços de prestação de serviço ao paciente, tais como clínicas, centros comunitários, projetos sociais, clubes, academias, unidades básicas de saúde e hospitais.
Empreender na prestação de serviço individual ou coletiva, na área de promoção e reabilitação da saúde.

O curso será ministrado nas instalações do Centro Universitário UNIFAFIBE que oferece salas amplas e climatizadas, laboratórios de informática com acesso à Internet, além de biblioteca com acervo bibliográfico moderno e amplo. O pós-graduando poderá usufruir de toda a estrutura da Instituição.

25 alunos

Possuir curso superior concluído, comprovado mediante apresentação do histórico escolar e Diploma de Curso Superior ou declaração de conclusão de curso.

Lei 9.394/96, Artigo 44, Inciso III e Resolução – CNE/CES, n.º 1, de 6 de abril de 2018.

  • 1 fotocópia do RG (a CNH não serve)
  • 1 fotocópia do CPF
  • 1 fotocópia do Diploma da Graduação
  • 1 fotocópia do Histórico da Graduação
  • 1 fotocópia do comprovante de residência

Investimento

24x de R$ 471,72

Sem taxa de matrícula


O UNIFAFIBE mantém convênio com várias Empresas, Sindicatos, Associações Comerciais, Associações de Estudantes e Prefeituras Municipais. Alunos egressos do UNIFAFIBE têm desconto especial!

Para mais informações, envie um email para pg@unifafibe.com.br

*Ensino híbrido mescla aulas presenciais e digitais síncronas e assíncronas, mediadas por tecnologia e metodologias ativas de aprendizagem que priorizam a autonomia do estudante.