Terapia Cognitivo Comportamental Terapia Cognitivo Comportamental
Pós-graduação Híbrida*

Terapia Cognitivo Comportamental

A Pós UNIFAFIBE está preparada para os desafios do "novo normal". O futuro que você busca começa aqui!

Início em Aguardando formação de turma
Duração

20 meses letivos

Carga horária

360 horas

Horário

Aulas quinzenais (aos sábados), das 8h às 16h

Nosso Time

Coordenador(a) Profª. Me.Mariana Guedes de Oliveira Franco
Coordenador(a) Profª. Me. Mariana Guedes de Oliveira Franco

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP-USP). Realiza pesquisas sobre cognição social e intervenção psicossocial na área da delinquência juvenil. É docente e supervisora de estágios da graduação em Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE-SP e psicóloga clínica segundo a abordagem Cognitivo-Comportamental.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Me. Isabela Pizzarro Rebessi
Profª. Me. Isabela Pizzarro Rebessi

Psicóloga. Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e da Saúde pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) com estágio de pesquisa no St. Joe’s HealthCare Hospital em Hamilton, Canadá. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC). Especializanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUC-RS. Possui Formação em Terapia do Esquema pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP). Membro integrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP).

Mais
Currículo Lattes
Profª. Me. Juliana Maltoni Nogueira
Profª. Me. Juliana Maltoni Nogueira

Psicóloga clínica e Mestra em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Formada em Terapia do Esquema. Integrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP).

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª.  Mariana Fortunata Donadon
Profª. Drª. Mariana Fortunata Donadon

Doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP- USP); licenciada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP- USP); bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP- USP). Possui Bacharelado Especial em Pesquisa em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP- USP). Fez Mestrado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo (USP). É Especialista em Clínica com enfoque em Psicoterapia Cognitivo comportamental pelo Centro de Terapias Cognitivas (CTC-VEDA). Possui certificação internacional em Psicoterapia (União Europeia - DGERT internacional). Atualmente é psicóloga clínica e docente de cursos Graduação e Pós-Graduação em Psicologia e Medicina na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), no Centro de Terapias Cognitivas (CTC VEDA) e no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (Estácio). Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental, Avaliação Psicológica, Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Neuropsicologia, Tradução e Adaptação de escalas, Orientação Vocacional. Terapeuta associada à Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Mais
Currículo Lattes
Profª.  Me. Rafaelle Carolynne Santos Costa
Profª. Me. Rafaelle Carolynne Santos Costa

Doutoranda no programa de pós graduação em Psicologia da FFCLRP - USP e membro da equipe brasileira do International Self-Report Study (ISRD4), um estudo colaborativo entre 44 países sobre delinquência e vitimização na população adolescente. Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Desde 2015, faz parte do Grupo de Estudos e Investigação em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial do Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde colabora com projetos de pesquisa e intervenção voltados para a população de crianças e adolescentes vítimas e autores de violência, a partir de referenciais teóricos sistêmicos e integrativos. Foi investigadora visitante no Grupo de Estudos Avançados em Violência (GEAV-UB), da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona (nos verões de 2018/2019 e de 2019/2020), na Espanha. No âmbito profissional, tem experiência como Educadora Social de grupos de adolescentes, em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como professora universitária e como psicóloga clínica, na abordagem Analítico-Comportamental. Áreas de interesse: psicometria; avaliação psicológica; delinquência juvenil; violência; personalidade; saúde mental na adolescência; vitimização.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Esp. Rodolfo Mihara
Prof. Esp. Rodolfo Mihara

Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP-RP). Especializado em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Wainer & Piccoloto. Formado em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva. Membro da Sociedade Internacional de Terapia do Esquema (ISST). Atua como psicoterapeuta e supervisor em demandas relacionadas a transtornos de personalidade e casos crônicos.

Mais
Currículo Lattes

Módulos

  • Pressupostos Epistemológicos e Fundamentos Teórico-Práticos das Terapias Cognitivo-Comportamentais
  • Técnicas Cognitivo-Comportamentais

  • Transtornos do Humor
  • Transtornos de Ansiedade e Transtorno Obsessivo Compulsivo
  • Transtornos Relacionados a Traumas e Estressores
  • Transtornos de Personalidade

  • Terapia Focada nos Esquemas
  • Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) e Mindfulness
  • Terapia Comportamental Dialética (DBT) e Regulação Emocional

  • Terapia Cognitivo-Comportamental dos Transtornos da Alimentação e Emagrecimento
  • Terapia Cognitivo-Comportamental no Contexto Hospitalar
  • Terapia Cognitivo-Comportamental para Grupos
  • Terapia Cognitivo-Comportamental para Casais e Famílias
  • Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência

  • Supervisão de Atendimentos Clínicos de Adolescentes e Adultos

Psicólogos formados com interesse em prática clínica segundo a abordagem Cognitivo-Comportamental

Promover a especialização de psicólogos para atuarem de forma eficaz diante dos desafios e possibilidades contemporâneos a partir da Terapia Cognitivo-Comportamental.

A Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental possibilitará maior compreensão dos processos psicológicos a partir da abordagem cognitivo-comportamental, considerando as tendências atuais na área. Espera-se que o curso contribua para o aprimoramento das competências psicoterapêuticas dos participantes, de forma que possam atender, com eficácia, às demandas desafiadoras da profissão. 

O curso utilizará as instalações do Centro Universitário UNIFAFIBE que oferece salas amplas e climatizadas, laboratórios de informática com acesso à Internet, além de biblioteca física e digital, com acervo bibliográfico moderno e amplo. Também fará uso de recursos tecnológico, com atividades síncronas e assíncronas e uso de metodologias ativas, tendo o pós-graduando como como centro do processo de ensino aprendizado.

25 alunos

Possuir curso superior concluído, comprovado mediante apresentação do histórico escolar e Diploma de Curso Superior ou declaração de conclusão de curso.

Lei 9.394/96, Artigo 44, Inciso III e Resolução – CNE/CES, n.º 1, de 6 de abril de 2018.

  • 1 fotocópia do RG (a CNH não serve)
  • 1 fotocópia do CPF
  • 1 fotocópia do Diploma da Graduação
  • 1 fotocópia do Histórico da Graduação
  • 1 fotocópia do comprovante de residência

Investimento

24x de R$ 480,12

Sem taxa de matrícula


O UNIFAFIBE mantém convênio com várias Empresas, Sindicatos, Associações Comerciais, Associações de Estudantes e Prefeituras Municipais. Alunos egressos do UNIFAFIBE têm desconto especial!

Para mais informações, envie um email para pg@unifafibe.com.br

*Ensino híbrido mescla aulas presenciais e digitais síncronas e assíncronas, mediadas por tecnologia e metodologias ativas de aprendizagem que priorizam a autonomia do estudante.