Zoom
Alto Contraste
› R. Hispeci & Lema On-Line - Sistema SEER
› Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE)
› R. Annual Aesthetics Communications
› R. Fafibe On-line - Sistema SEER
› R. Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na Engenharia Elétrica
› R. IPES
› R. Engenharia Civil e Tecnologia
› R. Psicologia: Saberes & Práticas
› R. Science and Technology Innovation in Agronomy
› Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade
› O Direito ao Alcance de Todos
› R. Direitos Sociais e Políticas Públicas
Com aproximadamente 80 mil habitantes, Bebedouro, situada na região norte do estado de São Paulo, é o centro de uma das regiões mais ricas do país. Fonte IBGE
Nasceu a cidade à beira de um córrego, cuja água era procurada por tropeiros e boiadeiros para dar de beber aos animais fatigados por longas caminhadas através do sertão. Utilizado para pouso de tropas e boiadas, ganhou o lugar a denominação de “bebedor” e depois Bebedouro. No entanto, antes do término do século XIX, Bebedouro já apresentava aspectos de progresso, com a formação de lavouras de café, que se tornariam mais tarde a maior riqueza do município.
O crescimento de Bebedouro, passou por três períodos distintos: o primeiro, até 1950, quando a economia paulista era predominantemente agrícola, sustentada principalmente pelo complexo cafeeiro iniciado em 1850 e cuja expansão redundou na ocupação do Estado pelas frentes pioneiras, que avançaram em direção ao Oeste do Planalto Ocidental. O café, todavia, entrou em tremenda crise por volta de 1929/1930, e as lavouras foram aos poucos sendo abandonadas. Os bebedourenses, porém, não desanimaram e, alguns anos depois, iniciaram o plantio de laranjeiras, tornando-se por muitos anos um dos maiores produtores do mundo; o segundo momento, após a metade do século XX, quando se inicia uma intensa urbanização e adensamento da população nas frentes agrícolas, concomitante com a fundação da Sociedade Paulista de Fruticultura em Bebedouro, e o terceiro período, a partir de 1984, quando todo o sucesso girava em torno da produção e consumo do suco de laranja. Com o aumento da cotação da laranja, as exportações ficam em alta, proporcionando uma rápida expansão econômica e demográfica, passando o município a contar com um acréscimo muito grande de população devido à migração oriunda do próprio Estado e da região nordeste do país.
Na década de 90, a chegada da crise econômica nacional, oriunda de vários planos de estabilização, associada à globalização da economia, afetaram profundamente a estabilidade financeira do município, que passou a sofrer também uma crise local decorrente da desvalorização do seu principal produto – a laranja. Com a queda das exportações e a baixa do preço do suco da laranja, houve uma recessão tão forte que causou o fechamento de várias indústrias, lojas e um desemprego em níveis alarmantes.
Atualmente, devido a sua localização estratégica, a cidade vem atraindo várias empresas de distribuição de produtos, fazendo nascer uma nova aptidão econômica para o município.
Assim, desde sua fundação 03/05/1884, portanto, há 120 anos, a cidade vem sofrendo mudanças constantes,buscando o seu desenvolvimento econômico e o bem estar da população.
(Fonte: Monografia : A Escolha Do Curso Superior:O Caso Dos Jovens De Bebedouro-Sp)
Consulte o cadastro do UNIFAFIBE no e-MEC![]() |
Aluno TOP UNIFAFIBE Como Chegar CREDUC NAIP Notícias Biblioteca Nossa Missão Escola da Família Clínica de Nutrição Galeria de Fotos UNIFAFIBE Cidadã R. IPES Secretaria Acadêmica Pibid R. Produção em Destaque R. EPeQ Fafibe |
2023 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100