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A Profª. MSc. Elaine Leonezi Guimarães, coordenadora do Curso de Fisioterapia da Fafibe, participa de Oficina Regional para Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Fisioterapia, realizada na USP-Ribeirão Preto. Confira a programação.
PROGRAMA
05/09/2006 (Terça-feira)
07h30min – Recepção, entrega de material e crachás de identificaão.
08h – Abertura e Orientação sobre a metodologia dos trabalhos
- Profª. Drª. Maria Alice Junqueira Caldas (Fisioterapeuta, docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, tesoureira da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia).
- Prof. Dr. Luiz Ernesto de Almeida Troncon (Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / USP)
- Coordenadora da mesa: Profª. Drª. Débora Bevilaqua Grossi
08h20min – Inserção da Fisioterapia nas necessidades de saúde da população por meio do Sistema Único de Saúde
Palestrante: Profª. Drª. Maria Alice Junqueira Caldas.
Coordenadora da mesa: Profª. Mestre Andréa Licre Pessina Gasparini
09h – Organização do Sistema Único de Saúde (SUS)
Palestrante: Janise Braga Barros Ferreira (Médica sanitarista da Secretaria de Saúde do município de Ribeirão Preto)
Coordenador da mesa: Prof. Mestre Edson Alves de Barros Júnior
09h50min – Intervalo
10h05min – Realidade regional do SUS (DIR XVIII)
Palestrante: Prof. Dr. Paulo César Saquy (Diretor Técnico da Divisão Regional de Saúde XVIII – DIR XVIII)
Coordenadora da mesa: Profª. Mestre Renata Licursi Nogueira
10h50min – As perspectivas da inserção da Fisioterapia no SUS
Palestrante: Profa. Dra. Maria de Fátima Queiroz (Fisioterapeuta, doutora em saúde pública, docente da UMESP e FEFISA)
Coordenadora da mesa: Profa. Mestre Renata Licursi Nogueira.
12h20min – Intervalo para almoço.
14h – Início das discussões em pequenos grupos.
Questão 1 - Como podemos avançar em nosso conhecimento sobre o SUS, permitindo seu pleno entendimento e favorecendo a construção de relações parceiras e democráticas entre as IES (ensino, pesquisa e extensão), serviço e comunidade?
Questão 2 - Como desenvolver a integração com o SUS e a formação acadêmica considerando seus diferentes interesses e necessidades dos serviços, do ensino e da população?
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