Zoom
Alto Contraste
A II Feira de Bioquímica, promovida pelo curso de Ciências Biológicas, movimentou a noite da comunidade acadêmica da Fafibe. Com stands criativos, os alunos, sob a supervisão da Profa. Rita de Cássia Guimarães, mostraram a importância deste estudo.
A bioquímica é voltada principalmente para o estudo da estrutura e função de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras biomoléculas. É a ciência que estuda as moléculas dos seres vivos. Todos os organismos são constituídos por moléculas, conjuntos de átomos bastante similares àqueles que formam objetos inanimados. Contudo, é evidente aos olhos de qualquer pessoa a diferença entre um ser vivo e uma pedra, por exemplo. Essa é a questão central que norteia as investigações no campo da bioquímica: entender como um conjunto de moléculas podem interagir de modo a resultar naquilo que chamamos de vida.
O desafio de conhecer toda a diversidade molecular dos seres vivos já seria por si só grande, porém, a bioquímica, almeja ir além, descobrindo também quais mecanismos de interação envolvem essas moléculas orgânicas. A própria transmissão das características hereditárias, por exemplo, está relacionada a certas moléculas de nosso organismo, o ADN.
Ainda seria possível citar inúmeros exemplos, muitos deles presentes em nossa vida diária. Não é à toa que a Bioquímica tem sido cada vez mais valorizada. O conhecimento gerado nessa ciência contribui para áreas como a da medicina, explicando a causa de doenças e indicando soluções ou medicamentos; para área da agricultura e da pecuária, melhorando a produção e combatendo organismos prejudiciais; bem como para a área da nutrição, apontando caminhos para uma alimentação mais saudável.
2025 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100
});