Geral
06/05/2005
ENADE
O Instituto de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP-MEC) divulgou relatório com os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, em 03 de maio de 2005.
O ENADE tem objetivo de avaliar o desempenho dos alunos dos cursos superiores do país e substitui o antigo “provão”.
Em 2004, foi realizado pela primeira vez, com a participação de alunos de todos os cursos da área da saúde.
Os cursos de Educação Física de todo o Brasil foram avaliados através de amostragem, composta por alunos concluintes e ingressantes em 2004.
No caso da Fafibe, quase todos os alunos ingressantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado e alunos concluintes do curso de Bacharelado realizaram o ENADE em 07 de novembro de 2004.
A prova do ENADE 2004 apresentou um componente de avaliação da formação geral comum dos cursos de todas as áreas e um componente específico de cada área.
Os alunos dos cursos de Educação Física da Fafibe atingiram o conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5. Este resultado extremamente positivo alcançado, coloca os cursos de Educação Física entre os melhores do país. Os alunos alcançaram nota 3,4, sendo que de 3,0 até 3,9 equivale ao conceito recebido 4.
No Estado de São Paulo, das setenta e cinco instituições avaliadas, os cursos de Educação Física da Fafibe ocuparam o sexto lugar, com o melhor desempenho entre todos os cursos da região.
É importante ressaltar que o curso de Bacharelado em Educação Física da Fafibe foi implantado no ano 2000, tendo apenas cinco anos de funcionamento, contrastando com grandes universidades que possuem cursos com funcionamento a mais de trinta anos e que os alunos não atingiram resultados tão positivos.
Para a Fafibe, o resultado alcançado pelos alunos se deve ao trabalho responsável e competente que envolve desde as direções (geral, acadêmica, administrativa) até a coordenação de cursos, docentes e discentes que se empenham cotidianamente no ensino, na pesquisa e extensão nas áreas educacional, de lazer e esporte, que são os eixos norteadores dos cursos.
Os projetos de pesquisa e extensão realizados junto à comunidade e o estágio supervisionado na grade curricular oportunizam contato dos alunos com crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, em situações de planejamento e gestão de projetos e programas, juntamente dos docentes responsáveis. Há sistematização do conhecimento, que permite o exercício e aprimoramento intelectual, acadêmico-profissional, ético e científico, que pôde ser em parte avaliado através do ENADE.
Outro fator que colaborou imensamente com o resultado obtido foi o corpo docente dos cursos. Todos os professores seguiram e seguem carreira acadêmica e possuem titulações obtidas em cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) melhor conceituados no país, em Universidades Públicas do Estado de São Paulo (UNESP, USP e UNICAMP). Além da carreira acadêmica, os docentes foram selecionados tendo em vista o perfil profissional. Tal aliança, entre o acadêmico e profissional foram responsáveis em grande medida no resultado obtido pelos alunos.
A comunidade acadêmica da Fafibe comemora! Especialmente a coordenação, docentes e discentes dos Cursos de Educação Física, porque foram as ações conjuntas do grupo, com a comunidade, o envolvimento efetivo e afetivo com a profissão, a participação dos profissionais e o apoio institucional, através das direções, que proporcionaram tão almejado resultado.
Agradecemos todos os que colaboraram e colaboram com os cursos de Educação Física e com a Fafibe, compartilhando nossa imensa alegria.
Profª. Drª. Luciene Ferreira da Silva
Coordenadora dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física
Faculdades Integradas Fafibe – Bebedouro-SP
Confira mais notícias da categoria geral
24/10/2025 -
CONNEGRO, Antirracismo e Cultura
17/10/2025 -
Celebração Dia dos Professores UNIFAFIBE
28/09/2025 -
Vestibular 2026: Equipe a Mil!
28/09/2025 -
Vestibular 2026: A todo vapor!
18/09/2025 -
3ª Feira de Profissões UNIFAFIBE
16/09/2025 -
3ª Feira de Profissões: Sucesso Solidário!