Portal UNIFAFIBE Aluno Professor

Zoom

Alto Contraste

›› Programas e Projetos



Fisioterapia | 2005

AVALIAÇÃO DA LOMBALGIA CRÔNICA E DA QUALIDADE DE VIDA EM TRABALHADORES DE UMA IES




Segundo o Comitê de Taxionomia da Associação Internacional para o Estudo da Dor, a dor foi conceituada como uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano tecidual real ou potencial, descrita em termos dessa lesão.
A dor crônica, que persiste durante um longo período de tempo com perda da função biológico-defensiva, pode ser associada a modificações de personalidade e depressão, podendo, inclusive, converter-se em uma enfermidade, geralmente estando associada a processos degenerativos.
É considerada uma causa comum de incapacidade e responsável por uma significante proporção de absenteísmo no trabalho e perda de produtividade. A dor dorso-lombar também tem acometido uma grande parte da população mundial e é considerado um problema de saúde pública.
A dorsolombalgia afeta uma grande proporção da comunidade, com uma prevalência de 60% a 80%. Fatores de risco ergonômico para lesões músculo-esqueléticas incluem força, repetição, postura relaxada e estática. É geralmente aceito que dor crônica tem um impacto negativo sobre a qualidade de vida, para a saúde geral e para o bem-estar social e psicológico. Melhorar a qualidade de vida dos funcionários torna a empresa ou a instituição mais saudável, competitiva e produtiva. Quanto melhores as condições de trabalho e de vida do funcionário, mais lucrativa e competitiva torna-se a empresa. Muito mais do que conhecimento técnico, o grande diferencial, hoje, é a motivação e o comprometimento dos funcionários com a qualidade e excelência do trabalho realizado. A dor ou desconforto provocados em função de desordens músculo-esqueléticas decorrente de mau posicionamento corporal no posto de trabalho, inadequada utilização da biomecânica corporal em favor de atividades estáticas e dinâmicas podem promover decréscimo na capacidade de produção ativa do funcionário. Os programas de orientações ergonômicas com o intuito de correção e conscientização postural permitem melhor conforto e utilização adequada do corpo em associação aos equipamentos ou ao posto de trabalho, com repercussões positivas para a empresa ou instituição empregadora, uma vez que, livre de sintomatologia álgica, o funcionário tende a desempenhar o trabalho com melhor qualidade, aumentando a produtividade da empresa.

Professora
Responsável: Profª MSc. Josimari Melo de Santana

Discentes Envolvidos:
3 (três)

Público Atingido:
60 (sessenta) funcionários das Faculdades Integradas Fafibe

Localidade das atividades:
Faculdades Integradas Fafibe



Filtrar por curso:


Filtrar por ano:

Consulte o cadastro do UNIFAFIBE no e-MEC

Imagem qr-code e-mec
R. CIENFISIO     R. Psicologia: Saberes & Práticas     R. Ciências Nutricionais Online     Secretaria Acadêmica     Webmail     Voxy     Biblioteca     Índice UNIFAFIBE da Cesta Básica     EPeQ UNIFAFIBE     Infraestrutura     C.E.P     Teste Vocacional     R. Letras Fafibe     Saúde Pública     Galeria de Fotos     R. Engenharia Civil e Tecnologia    

2025 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100